Ainda vale a pena investir em comerciais e merchans na TV?

Mídia

Desde que surgiu, a televisão é um dos meios de comunicação mais populares em todo o mundo, com uma audiência massiva, formando opiniões e despertando interesses através das décadas.

Ao longo de todos esses anos sofreu mudanças, para se adaptar às novas necessidades das pessoas, com programas diferenciados, reality shows, coberturas esportivas e muitos outros.

Entretanto, com a popularização da internet, a televisão perdeu sua soberania perante os outros meios de comunicação menos populares. Ainda assim, está em cerca de 97% das casas no Brasil.

Mas como a televisão pode competir com a internet?

Vemos ao longo das décadas, o surgimento de diversos meios de comunicação, como falamos em outro artigo aqui no blog, detalhando a evolução da mídia no Brasil e no mundo, e sua incrível capacidade de adaptação.

Afinal, como os jornais impressos ou as rádios conseguem sobreviver em um mundo com televisão e internet, não é mesmo?

Surge então o questionamento, sobre a necessidade de investimento em comerciais e merchans na televisão. Será que eles ainda possuem algum retorno?

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, cerca de 79,9% da população brasileira possui acesso a internet móvel ou fixa. Esse dado representa aproximadamente 169 milhões de brasileiros.

Considerando os 97% da população com televisão (207 milhões de pessoas), ainda identificamos uma diferença grande em alcance de público entre esses dois meios.

Ainda assim, deve-se levar em consideração, que o público que consome o conteúdo da internet, também assiste televisão. Podemos confirmar isso com a relevância que as pautas oriundas da TV possuem nas redes sociais, sempre atingindo os assuntos do momento, os chamados trending topics.

Além disso, mesmo com o advento da internet, grandes empresas não abrem mão do bom e velho comercial de TV. Isso tem uma explicação bastante lógica: o retorno é perceptível.

Existem diferentes tipos de objetivos quando falamos em investimento em mídias, nesse outro artigo aqui do blog, falamos com detalhes sobre o poder do planejamento de mídia no desempenho das campanhas. Falando rapidamente sobre alguns deles, temos, por exemplo: alcance em determinada região ou direcionamento para determinado público-alvo, e a televisão têm esse poder de direcionamento.

Respondendo a pergunta inicial: Sim! Ainda vale a pena investir na TV!

Ainda tem dúvidas? deixe seu comentário aqui embaixo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Estamos online!
Estamos online! Podemos te ajudar?