Dá pra trabalhar o marketing sem planejar?

Opinião

Muito se vê sobre a eterna urgência no desenvolvimento de campanhas para ações de vendas, datas comemorativas, lançamentos e outras. Mas o planejamento dessas, muitas vezes é parcialmente ignorado.

Durante o processo de planejamento, são analisados pontos estratégicos para uma maior conversão, seja para compra, visibilidade, lucro ou reconhecimento. Conjuntamente, são pensadas diversas situações de abordagem, que antecipam problemas que possam ocorrer durante e após a campanha.

O planejamento permite identificar um melhor uso do investimento para a produção da campanha, veiculação, estratégias, e até mesmo evitar uma possível crise de imagem, por conta de um comercial mal pensado. ‘Atropelar’ isso, pode atrapalhar (e muito) o retorno esperado sobre a campanha trabalhada.

Até dá pra se trabalhar com o marketing da sua empresa, sem nenhum planejamento, mas nem sempre você irá alcançar o que almeja.

Mas como saber se estou no caminho certo?

O ideal é cumprir uma rotina de campanha, que consiste em diagnóstico, objetivos, KPIs, público-alvo, conceito, pré-teste e veiculação. Nos próximos posts falaremos sobre cada um desses pontos, fique ligado!


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